Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Chá das Cinco

Uma coisa pela qual os Ingleses são reconhecidos mundialmente é pelo seu famoso Chá das Cinco.
A segunda bebida mais consumida no mundo depois da água, o chá tem uma história deliciosa que começou na China há mais de cinco mil anos e que proliferou para os quatro cantos do mundo, onde continua a ser, ainda hoje, muito apreciado.


















Não se sabe ao certo como o chá foi criado.
Conta a lenda que, por volta de 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nong, conhecido por suas iniciativas como cientista e patrono das artes, lançou a ideia de que beber água fervida seria uma medida higiénica – e estava certo. Durante uma viagem, deixou cair acidentalmente algumas folhas na água que estava a ser fervida. Ficou encantado com a mistura, bebeu-a e achou-a muito refrescante. O chá tinha sido criado!

Na Inglaterra, ele é servido a partir das duas da tarde e não as cinco como o nome sugere.

Existem alguns que comentam que o hábito de tomar chá (às cinco horas) foi introduzido na Inglaterra pela mão de uma portuguesa, Catarina de Bragança, filha de D. João IV de Portugal que casou com Carlos II de Inglaterra em 1662. Terá levado no seu dote uma arca de chá da China, instituindo o seu uso na corte.

Outros dizem que a tradição do chá "ingles" - que vem da Índia ou Sri Lanka - é datada do ano de 1800 e creditada a sétima duquesa de Bedford, Anna. A história conta que a nobre sentia fome entre o café da manha e o jantar e, por esse motivo, criou o hábito de tomar chá durante todas as tardes.

Não pense que a duquesa se contentou com o simples e puro saquinho de ervas. Para acompanhar, eram servidos sanduíches, bolos, doces, torradinhas e pães doces (scones).
Em meio a esse requintado cardápio, foi criada uma ordem que não deve ser quebrada. Primeiro, deve-se comer os sanduíches de queijo, peixe e pepino. Logo após, os scones com geléia de morango e creme. Para finalizar, os delicados doces (pastries) de chocolate, tortas, biscoitos escoceses e bolos galeses.
Uma maravilha de fazer inveja a qualquer culinarista.

Uma coisa que difere os brasileiros dos ingleses é que os ingleses tomam o chá com um pouco de leite gelado e açúcar.
Dependendo da origem, ele pode ser servido com fatias pequenas de limão, como é o caso das ervas vindas da China.

Além de ser uma bebida bastante refrescante e muito acolhedora quando frio, graças aos seus poderosos antioxidantes – os polifenois – o chá traz inúmeras vantagens para a saúde física e mental.
Tais como: melhora os níveis de concentração, aumenta os níveis de energia, é um estimulante do bem-estar geral, pode ser utilizado como prevenção e tratamento de aterosclerose (a formação de placas nocivas nas paredes das artérias e que pode levar à sua obstrução completa), é óptimo na prevenção da diabetes, diminui o risco de doenças cardiovasculares, previne contra o cancro (inibe o desenvolvimento de células cancerígenas, impede o fornecimento de sangue ao tumor e incentiva a autodestruição das próprias células cancerígenas), contribui para a diminuindo dos níveis de “colesterol mau” (LDL – lipoproteína de baixa densidade), melhora o metabolismo lípido, tem um efeito anti-bacteriano significativo, purifica o organismo, eliminando toxinas, combate a retenção de líquidos.



Se é um amante de chá, pode conferir o site da Casa do Chá


E você, já tomou seu chá hoje?

4 comentários:

  1. Mon Dieu c'est super cet histoire!j'aime beaucoup boire!magnifique.Bisous

    ResponderExcluir
  2. Tea I love tea ♥ post muito interessante, é uma bebida que eu aprecio muito, muito bom saber mais sobre a história dela ♥

    ResponderExcluir
  3. bem legal,será q chá com leite é bom? to pensando em experimentar hauhauahuahuah adorei o post nana
    beijoss

    ResponderExcluir
  4. Ótimo poste, só esqueceu de dizer que alguns chás são medicinais, sendo ajudante na cura de resfriados, problemas intestinais e várias outras doenças.

    ResponderExcluir

Sua opinão é muito importante para nós.
Obrigada por comentar.
Volte sempre!

Seguidores